8º Seminário

    

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército – DPHCEx, a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e o Espacio Cultural Al Pie de la Muralla realizarão o “8º Seminário de Cidades Fortificadas” e o “3º Encontro Técnico de Gestores de Fortificações”. Os eventos ocorrerão simultaneamente no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro,  Brasil, de 22 a 26 de outubro de 2012, sob a organização da DPHCEx.

Das sete edições anteriores do Seminário, as cinco primeiras ocorreram no Uruguai (Montevidéu, Colônia do Sacramento e Maldonado), sob a coordenação do Espacio Cultural Al Pie de la Muralla; a sexta edição teve lugar em Florianópolis, Santa Catarina,  organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina e a última edição ocorreu em Bertioga, São Paulo, numa promoção da prefeitura local.

Esses encontros, iniciados em 2005, permitiram fomentar um considerável número de produções e investigações sobre o tema das fortificações no Uruguai, Brasil, Chile, Colômbia, Açores, Portugal, Bélgica e Holanda, além de terem possibilitado um proveitoso intercâmbio entre os especialistas dessas nacionalidades (veja aqui as atas virtuais dos seminários anteriores).
Em 2012 esse leque de países se amplia com Cuba, Porto Rico, México e Paraguai.

Com a participação de estudiosos e mantenedores de fortes e fortalezas de diversas cidades do Brasil e dos países convidados, será possível apresentar  um panorama das ações desenvolvidas nas diversas  fortificações, possibilitando uma salutar troca de experiências no que diz respeito aos temas: auto-sustentabilidade; parcerias e projetos; captação de recursos; corpo técnico; manutenção e conservação de edifícios e acervos; pesquisa e documentação; divulgação e difusão cultural; educação patrimonial; visitação e turismo; acessibilidade; uso adequado dos espaços; atividades artístico-culturais, entre outros temas pertinentes.

O objetivo é mostrar de que forma cada gestor vem atuando nessas áreas, equacionar problemas similares e tomar contato com soluções criativas de gestão realizadas em outras fortificações. Em resumo, promover o intercâmbio internacional de informações e experiências entre os diversos pesquisadores e instituições ligadas ao estudo, conservação, divulgação, gestão e valorização das fortificações históricas no Brasil e no mundo, estimulando os vários segmentos da sociedade organizada a conhecer, preservar e valorizar esse patrimônio histórico-cultural.

De forma complementar, busca-se consolidar e ampliar uma rede internacional de sistematização de informações sobre fortificações por meio de uma base de dados construída de forma compartilhada por pesquisadores e instituições de diversos países e disponível para acesso público na internet no endereço: www.fortalezas.org.

Comitê organizador:  Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército – DPHCEx – Rio de Janeiro.
Eduardo José Barbosa, Eduardo Pantoja, José Cláudio dos Santos Júnior, Rafael Laurino, Edgley de Paula, Omar Conde, Iracema Alencar, Georgea Oliveira, Flávia Pereira, e Lydia Frangella.
Coordenação: José Cláudio dos Santos Júnior.
Acesse a página local do evento.

Comitê técnico: Roberto Tonera (Projeto Fortalezas Multimídia – UFSC); Joi Cletison Alves (Projeto Fortalezas – UFSC); Adriana Careaga (Espacio Cultural Al Pie de la Muralla – Uruguai); José Cláudio dos Santos Júnior (Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército – DPHCEx) e Edgley de Paula (DPHCEx).

Público alvo: – Gestores e mantenedores das Fortificações;  historiadores;  arquitetos; restauradores; pesquisadores; educadores; estudantes; antropólogos; arqueólogos; museólogos; turismólogos; militares; moradores e turistas; representantes do governo responsáveis pela gestão dos temas relacionados; membros da sociedade civil organizada; instituições afins, entre outros.

Realização:

             

Comitê Organizador:


Apoio:

     Asociación Amigos de las Fortificaciones (Uruguay)   

 marcamenor fortalezas 2