7º Seminário
A Prefeitura do Município de Bertioga promoverá o “7º Seminário de Cidades Fortificadas” e o “2º Encontro Técnico de Gestores de Fortificações”. Os eventos ocorrerão simultaneamente em Bertioga, São Paulo, Brasil, de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2011.
Das seis edições anteriores do Seminário, as cinco primeiras ocorreram no Uruguai (Montevidéu, Colônia do Sacramento e Maldonado), sob a coordenação do Espacio Cultural Al Pie de la Muralla, e a última edição foi em Florianópolis, Santa Catarina sob responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarinha – UFSC.
Esses encontros, iniciados em 2005, permitiram fomentar um considerável número de produções e investigações sobre o tema das fortificações no Uruguai, Brasil, Chile, Colômbia, Açores, Portugal, além de terem possibilitado um proveitoso intercâmbio entre os especialistas dessas nacionalidades.
Com a participação de estudiosos e mantenedores de fortes e fortalezas de diversas cidades do Brasil e dos países convidados, será possível apresentar um panorama das ações desenvolvidas nas diversas fortificações, possibilitando uma salutar troca de experiências no que diz respeito aos temas: auto-sustentabilidade; parcerias e projetos; captação de recursos; corpo técnico; manutenção e conservação de edifícios e acervos; pesquisa e documentação; divulgação e difusão cultural; educação patrimonial; visitação e turismo; acessibilidade; uso adequado dos espaços; atividades artístico-culturais, entre outros temas pertinentes.
O objetivo é mostrar de que forma cada gestor vem atuando nessas áreas, equacionar problemas similares e tomar contato com soluções criativas de gestão realizadas em outras fortificações. Em resumo, promover o intercâmbio internacional de informações e experiências entre os diversos pesquisadores e instituições ligadas ao estudo, conservação, divulgação, gestão e valorização das fortificações históricas no Brasil e no mundo, estimulando os vários segmentos da sociedade organizada a conhecer, preservar e valorizar esse patrimônio histórico-cultural.
Comitê Organizador: Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro e Prefeitura do Município de Bertioga.
Comitê Técnico: Roberto Tonera (Projeto Fortalezas Multimídia – UFSC); Joi Cletison Alves (Projeto Fortalezas – UFSC); Adriana Careaga (Espacio Cultural Al Pie de la Muralla – Uruguai); José Cláudio dos Santos Júnior (Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército – DPHCEx) e Paulo Monteiro (Instituto Histórico e Geográfico de Santos).
Público: – Gestores e mantenedores das Fortificações; historiadores; arquitetos; restauradores; pesquisadores; educadores; estudantes; antropólogos; arqueólogos; museólogos; turismólogos; militares; moradores e turistas; representantes do governo responsáveis pela gestão dos temas relacionados; membros da sociedade civil organizada; instituições afins, entre outros.